Antes que o Tempo Leve

Antes que o Tempo Leve
28/01

Antes que o Tempo Leve

Nossas lembranças se acabam com o tempo. Devemos registrá-las. Fixá-las. Passá-las às novas gerações para ficarmos imune ä ação inexorável do tempo. A APADEFI - Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Físicos de Volta Redonda - é parte de minhas memórias, de minha vida.

Escrevi uma carta aos meus filhos que, ficando longa, transformou-se num livro sob o título: “Antes que o Tempo Leve”, contando-lhes como superei obstáculos na vida para cumprir com a minha missão de servir ao próximo. 
Mas o que fazer com o livro? Pensei em retribuir o que a vida generosamente me ofereceu, destinando todos os recursos com a sua venda, inclusive custos, para uma entidade séria que prestasse serviços de grande relevância à comunidade. 
Entre tantas, veio-me à mente o nome da APADEFI – Associação de Pais e Amigos de Deficientes Físicos de Volta Redonda, que vi nascer. Aliás, participei de seu processo de concepção, há mais de 27 anos. 
Meu primo, Péricles Tavares Dalboni que, com sua enfermidade – distrofia muscular progressiva – fez com que meus tios, seus pais, Rita de Cássia e Emanoel Dalboni, convidassem o Engenheiro Levenhagen, que também tinha um filho, Diogo, com a mesma doença do Péricles. Juntos, iniciaram a criação da APADEFI que, ao longo dos seus 27 anos, já assistiu e assiste a tantas e tantas pessoas carentes, portadoras de deficiências físicas, hoje, com mais de mil atendimentos mensais. Um trabalho de voluntariado. De doação. Muitas pessoas participam com amor e dedicação. 
Só vendo pra crer. Começaram com encontros no salão da Igreja N.S. da Conceição, no Conforto, aos sábados ou domingos. Inicialmente reunindo três ou quatro famílias. 
Por iniciativa do Tio Emanoel, que percebeu que alguns de seus colegas de trabalho, metalúrgicos, também tinham filhos portadores de distrofia muscular, mas, muitos deles, procuravam esconder seus filhos da comunidade. Passavam muitas dificuldades e sofrimentos. Não tinham a oportunidade, como ele, de trazer do exterior, através de amigos, ou ele mesmo, que iam a serviço à América do Norte e, ou através dos consulados, conseguiam medicamentos mais modernos que, se não curavam, pelo menos amenizavam os efeitos da doença. 
O tio Emanoel associou-se a uma entidade americana de amparo aos portadores de distrofia muscular progressiva que incentiva pesquisas científicas sobre a doença – MDA -Muscular Dystrophy Association - cujo presidente, na época, era o comediante e ator de cinema americano, Jerry Lewis, também, ele possível portador da doença – distrofia muscular progressiva – Anualmente, os grandes artistas americanos realizavam (e ainda realizam) uma verdadeira maratona de shows para arrecadar recursos destinados à pesquisa científica da cura da doença. 
Algo fenomenal e emocionante. Certo domingo, isto há uns 27 anos, mais ou menos, à tarde, cheguei com a Euse em casa dos queridos tios e ele veio todo animado e me mostrou um discurso (algumas palavras) que tinha feito para seis famílias com as quais tinha se reunido, no sábado anterior no salão social da Igreja do Conforto. 
Era uma lauda. Coisa bem escrita. Com alma e sentimentos. Muito enxuto. Sugeri-lhe que criássemos um título para publicação. Levei-o à ao jornal A Voz da Cidade que o publicou. 
O Engenheiro Levenhagen leu o artigo no jornal A Voz da Cidade, procurou o tio Emanoel e se associou ao movimento e continuaram a se reunir, ora no salão da Igreja do conforto, ora em suas próprias casas, surgindo daí a idéia de criação da APADEFI foi crescendo, crescendo, até chegar ao ponto em que está, hoje, com mais de mil atendimentos mensais. 
Crianças e adultos, carentes, portadoras de alguma deficiência física (distrofia muscular, avc’s, paraplégicos, tetraplégicos, etc.).
Tenho feito apelos a amigos que se associem à APADEFI, fazendo suas contribuições mensais, tendo a certeza de que estarão participando de uma entidade séria e responsável, realmente de utilidade pública. Visitem a APADEFI. Associem-se a ela. É uma obra séria, merecedora de nosso apoio. 
O nosso modesto livro – ANTES QUE O TEMPO LEVE - está ä venda nas livrarias Veredas (Sider Shopping e Pontual Shopping) e na sede a APADEFI, lá no Retiro, pelo preço de R$20, 00. 
Toda a arrecadação, inclusive custos, é totalmente para ajudar a APADEFI na sua luta para amenizar o sofrimento de muitas famílias pobres que precisam assistir a seus entes queridos e não têm condições para fazê-lo.

Escreve: Ettore Dalboni da Cunha

  • Compartilhe com seus amigos
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp